sábado, 9 de abril de 2011

Índice de assaltos a pedestres aumenta em Niterói

Cidade metropolitana tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio e o terceiro do país. Apesar disso, na última estatística divulgada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o município registrou aumento de todos os crimes praticados contra o patrimônio. O número de assaltos a pedestres, por exemplo, disparou: passou de 190 casos para 329.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que o efetivo policial de cada município seja de um policial para 250 pessoas. Em Niterói, no entanto, há um policial para cerca de 700 pessoas. Esses dados vêm repercutindo entre os estudantes de escolas públicas e particulares do Centro de Niterói. Muitos viram suas rotinas alteradas por medo de assaltos e outros tem sentido na pele o que essa experiência desagradável pode trazer.
A estudante Elaine Costa, do ensino fundamental do Colégio Raul Vidal, teve seus pertences roubados em plena luz do dia, na principal Rua do Centro de Niterói. O universitário Felipe Poubel, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Plínio Leite, teve grandes transtornos com o roubo de sua bolsa e documentos por um menor de idade. “Foi bastante traumático passar por essa experiência, por que todos os dias eu faço o mesmo caminho na volta para casa, e me sinto muito inseguro”.
A Secretaria de Segurança informou que acompanha com atenção as últimas ocorrências de Niterói, e não descarta a possibilidade de os criminosos do Rio estarem buscando novas áreas de atuação por conta da persistente repressão. Na mesma declaração, a secretaria informou que “migração da mancha criminal é um fenômeno que acontece sempre que o criminoso se sente acuado em determinada área” e garantiu um maior efetivo policial na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário